Desenho pronto ou Livre Expressão ?

O DESENHO INFANTIL DEVE SER PRIORIZADO E INCENTIVADO SEMPRE!


Desenho... PRONTO: o nome já diz... está pronto e acabado, com ele podemos sim trabalhar, conceitos, sequências...




Já o Desenho de Livre Expressão nos fornece parâmetros sobre diferentes ângulos do desenvolvimento infantil, sobre seus aspectos cognitivos, socioemocionais, de criatividade, interação e conhecimento de mundo... através do desenho lemos a "Alma Infantil"...



“O desenho da criança é uma das condutas da função simbólica, descritas por Piaget, ao lado do jogo, da imitação diferida, da imagem mental e da evoçação verbal. Sua concretização é um virtual humano, cuja aquisição é um fenômeno regulado por oportunidades educativas e pelo fazer do desenhista. Nesse sentido, cabe observar as idéias dos desenhistas sobre o objeto desenho, para compreender o que rege suas práticas. O desenho da criança, desde cedo, sofre influência da cultura, por intermédio de materiais e suportes com que faz seus trabalhos, de imagens e atos de produção artística que observa em TV, computador, gibis, rótulos, estampas, objetos de arte, vídeos, cinema, fotografias, trabalhos artísticos de outras crianças. A criança pode ser autônoma, ao executar e interpretar trabalhos artísticos, embora o faça de maneira cultivada, ou seja, denotando a influência cultural que recebe e expressa nas suas atividades. A aquisição da linguagem do desenho pode ser compreendida perpassando-se os métodos que a criança utiliza para aprender, dessa forma o ensino poderá considerar a aprendizagem do desenho por crianças e jovens”. In: https://sistemas.usp.br/fenixweb/fexDisciplina?sgldis=EDM5043



Aí podemos perceber que o desenho infantil nos mostra também um pouco da cultura em que a criança está inserida... podemos até mesmo desvendar coisas do desenvolvimento, aflições e necessidades delas através do desenho...



Fica uma reflexão.



Será mesmo que o desenho de livre expressão é aprisionador, como alguns educadores mais tradicionais acreditam?



Ou ele auxilia a criança a se libertar de frustrações, medos, incertezas, a pedir socorro, a expressar amor, carinho, conhecimentos e cultura... entre tantas outras coisas tão essenciais ao desenvolvimento?



Quanto a crianças pequenas acredito que o desenho, claro, não tenha sentido para nós... mas quem disse que somos nós quem devemos entender alguma coisa... a criança desde cedo deve ser incentivada a desenhar, pois assim ela se comunica com o mundo inconsciente, externando-o.



Assim, também, desenvolve coordenação motora fina, noção de espaço, tamanho, cor, textura.



O desenho faz parte da evolução humana... Lembrem-se, o homem vem desenhando desde os primórdios. O desenho, portanto, tem um valor imensurável na evolução da humanidade... tanto assim, para a criança em seu desenvolvimento global...





Daniele Júlia Nascimento é Pedagoga, formada pela PUC/ SP, Pós Graduada pelo COC em Gestão Educacional e Pós Graduanda também pela PUC/Rio em Tecnologias Educacionais. É Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Município de Itupeva/ SP e Formadora do Proinfo - Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologias Educacionais. Atuou como Tutora Pedagógica Especialista, em formação de professores (Pedagogia), pela Unicoc. Coordenadora do PROINFO Integrado, Coordenadora de Tecnologias na Educação, Gerenciadora do Curso Virtual para Creches - Vivali. É proprietária da EEI "Educandário Conhecer".

Nenhum comentário: