Trabalho X Coletivo: Uma proposta que dá resultado


No EDUCANDÁRIO CONHECER, o papel do educador compete em criar um meio capaz de satisfazer as necessidades básicas da criança, apoiando-se nos conhecimentos nascidos da vivência diária com elas, respeitando-as tal como são, com suas tendências próprias e compreendendo o condicionamento de suas personalidades em decorrência do meio familiar e social.
Conquistamos a confiança da criança, estabelecendo, entre os dois, um clima de segurança e recíproca doação, permitindo, dia a dia, que a criança se torne ela própria. A isso chamamos de atmosfera Freinet. Nossos educadores são conscientes de que o sentimento de sucesso é indispensável à criança para que esta possa progredir. A existência de uma motivação verdadeira é muito importante, principalmente nos momentos em que a criança se torna acessível às novas atividades, como a leitura, a escrita e a iniciação ao raciocínio lógico-matemático. São nesses períodos sensíveis que o educador deve estar atento e disponível, pois as crianças podem ir muito mais longe do que as previsões. E é assim na Escola Educandário Conhecer. Como dizia Freinet:

“Educar não é uma fórmula de escola, mas uma obra de vida.”

Nenhum comentário: