A Arte da escola para a vida


A Arte trabalhada na escola vem sendo repensada há algum tempo. Está muito longe do ideal de estudo da Arte o que temos visto e vivenciado nas escolas brasileiras.
Esta área deve ser tratada com maior seriedade, muito mais do que entregar folhinhas com desenhos e fazer cartonagens com os alunos nas datas cívicas e comemorativas, estudar a Arte implica em conhecê-la, aprendê-la e vivenciá-la, principalmente, para compreendendo-a podermos levá-la para a vida, pelo resto da vida.
Acredito que Arte quando aplicada, estudada e trabalhada de forma consciente e coerente, pode levar o aluno a uma, denominada por mim, em estudo que realizei, MEDRANÇA INTEGRAL.
A “MI” é um “florescer” do ser humano para a vida, é desabrochar em todos os campos e sentidos. E através da Arte isso torna-se possível.
Ao conhecer e compreender a Arte a partir da vivência dela o aluno a incorpora e a transfere para todos os campos da vida.
Mas, para tanto, o professor precisa conhecer e compreender a Arte como fundamental para o desenvolvimento integral do aluno. Sabemos que hoje ainda não há uma formação condizente nem continuada, nem inicial que favoreça este ”florescer”. É fundamental um olhar mais apurado e direcionado, na busca pela sensibilização e direcionamento do olhar de alunos, hoje, adultos, no futuro. Mas, mais fundamental ainda é a sensibilização do olhar do professor para a Arte a ser aplicada em nossas salas de aula. Contudo, não é culpa dele não conhecer e saber fazer Arte. Muito mais culpa é das instituições educacionais de formação profissional que não dão o suporte que estes necessitam.

Por: Daniele Júlia N. da Costa

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