Como escolher a escola ideal para seu filho?

Sabemos quanto é difícil escolher uma escola para acolher nossos filhos e atendê-los de maneira que seja satisfatória tanto para eles quanto para nós, pais.
Circulando pela cidade, encontramos diversas opções, desde babás, escolas sem nenhum compromisso e até aquelas pirotécnicas, com grandes áreas e brinquedos maravilhosos que vislumbram a criança e principalmente pais, muitas vezes leigos, que estão mais preocupados na estética da escola do que ela pode de fato proporcionar na vida de seu filho. Existem também escolas que oferecem métodos de ensino prontos, muitos deles muito conhecidos por serem uma grande rede de ensino, mas nem sempre o nome e espaço são sinônimos de qualidade.
 
Em nossa visão humanista, esses métodos "engessam" o "Saber" do indivíduo transformando em inúmeros robôs sem desafios e motivação para deixar os alunos descobrirem sua verdadeira potencialidade.
Existe também aquelas escolas que são de baixo custo, a mensalidade é bem "baratinha", para conseguir um grande número de crianças a preços baixos, muitas delas nem tem o compromisso de educar a criança, configurando como apenas um lugar "baratinho para deixar seu filho", lembrando que na maioria das vezes o barato sai caro (e bem caro em se tratando de seu filho).
A escola Pirotécnica é um veslumbre, os pais se sentem maravilhados com todo o arsenal de "coisas"  que enchem a escola para impressionar seus potenciais visitantes-clientes. Na verdade as crianças nesse tipo de ambiente como em algumas outras escolas se tornam mais um número, mais um cliente, mais uma mensalidade. Resultado: Crianças muito novas e já com sintomas de depressão.
Pois é nesse ponto que gostaríamos de conversar com todos, não queremos fazer apologia a nenhuma escola, dizer que o Educandário é melhor por isso ou por aquilo. Todos nós somos falhos "graças a DEUS",  é um defeito ou uma virtude humana, mas em se tratando de crianças, respeito, aprendizado, cuidado e acima de tudo amor, é em cima disso que fazemos a diferença.
Pensando como pais os proprietários do Educandário Conhecer resolveram proporcionar às famílias uma educação onde a criança é entendida e tratada como criança. Então nasceu a Escola de Educação Infantil Educandário Conhecer, embasada em um método humanista (Freinetiano), onde a liberdade, responsabilidade, autonomia e educação caminham juntos, essa é a escola que idealizaram para seu filho. Aos poucos foram chegando os pais, conhecendo sua proposta pedagógica e hoje agradecemos muito pela "propaganda boca-a-boca" feita por eles, o que aumentou consideravelmente o número de alunos.

Certa vez, uma mãe de aluno procurou Márcio, o tio Márcio (proprietário da escola) um pouco antes de seu filho estudar aqui no Educandário Conhecer e disse: 
" Olha, meu filho de 2 anos estava em outra escola, com o passar do tempo, ele chegava ao portão dela e começava a chorar muito e pedia encarecidamente para levá-lo embora. Chegou ao ponto de meu filho ficar trêmulo ao passar pela rua dessa escolinha, foi quando decidimos, eu e meu marido, em retirá-lo de lá. Hoje ele está há quase três anos com vocês e adora vir para o Educandário, sente falta quando chega o fim de semana. Só tenho que agradecer muito a vocês".
Helenice
Mãe do Dudu

Em nossa reunião de pais realizada bimestralmente, observamos vários relatos de pais de alunos sobre o desenvolvimento de seus filhos, acompanhe alguns:

" Foi meu melhor investimento. Alguns preferem empregar seu dinheiro em churrasco para os amigos, bebidas e cigarro. Eu invisto nele. Meu filho entrou no Educandário com três anos, não falava nada. Hoje vejo o quanto ele evoluiu, fala de tudo, é um papagaio".
Juliano
Pai do Arthur

"Vejo a cada dia o desenvolvimento da Bia (3 anos), percebemos sua evolução logo quando entrou no Educandário. Conhece todas as letrinhas, sabe escrever seu nome e até conta em Inglês. Sou muito grata a vocês pelo carinho e dedicação que tem com ela, acima de tudo, vocês do Educandário são grandes amigos."
Rosângela
Mãe da Bia

"Quando vou com Henrique e o Gabriel (gêmeos) para o supermercado fico surpresa quando ele identifica as letrinhas nas embalagens. É difícil uma criança de dois anos reconhecer e identificar as letras, estou adorando".
Priscila
Mãe do Henrique e Gabriel
Pois é. Poderíamos ficar aqui relatando o que cada pai e mãe disse em reunião e em conversas sobre o desenvolvimento de cada um de seus filhos. Gostaríamos apenas de deixar um alerta para todos que conheçam o projeto pedagógico da escola de seu filho. Não deixe seu filho somente por deixar, sem que tenha um estímulo ou cuidado para que não haja um estímulo excessivo. Tudo tem seu peso e sua medida.
Agradecemos a todos os pais que fazem parte da Família Educandário Conhecer, estamos tranquilos e seguros em dizer que nossa escola não tem uma relação com clientes e sim seguidores, amigos, pois é nessa união que existe entre Escola e Família, que passamos a dar uma Educação íntegra a todos nossos alunos com muita humildade. E é com muita humildade que estamos construindo nossa história. Quem chega a nossa escola, encontra um espaço modesto, sem aqueles suntuosos espaços que vendem as grandes escolas, aqui você vai encontrar um ambiente rico em Conhecimento, Cultura e carinho de maneira aconchegante. Detentor de 3 Prêmios somente no ano de 2010 pela Qualidade em Educação exercida graças a profissionais que acima de tudo, além de conhecimento, transmite o essencial: AMOR.
Não somos a maior escola de educação infantil, nem pretendemos ser a melhor, pois toda a arrogância e unânimidade é burra, simplesmente é uma escola de qualidade onde nosso filho estuda!
Márcio
Pai do Giuliano e
Diretor da Escola de Educação Infantil
EDUCANDÁRIO CONHECER



Nenhum comentário: