PRESSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Achei a matéria "Pressa na Educação Infantil", na Edição de 5ª feira, 16/10/2008, no caderno 'Equilíbrio', da Folha de São Paulo (de Rosely Sayão, psicóloga, autora de "Como educar meu filho?"), muito pertinente. Quem trabalha com Educação Infantil sente muitas vezes a insegurança dos pais quanto ao desenvolvimento do filho e uma certa pressa desses com relação aprendizagem, alfabetização e sistematização de conteúdos. Muitos questionam se a criança será alfabetizada pela escola aos 2, 3 ou 4anos... Costumamos dizer que "não", pois a criança se alfabetizará no seu tempo, na sua "hora". O que faremos será tão simplesmente inseri-la no mundo letrado, de diferentes gêneros textuais, com seus diferentes portadores e muita leitura, imaginação, magia, canto e encanto, reconhecendo assim o uso social da escrita e isso já será metade do caminho andado.

Rosely Sayão, expressa muito bem isso ao dizer que a Educação Infantil não é uma preparação para o Ensino Fundamental.

Outro ponto marcante em sua discussão diz respeito à seriação na educação infantil, alguns pais questionam por que há alunos maiores junto dos menores... e mais uma vez utilizo-me das palavras da colunista para explicar:

"...por que agrupar crianças da mesma idade? Sabemos que os ritmos delas são muito diferentes na primeira infância. A convivência e o aprendizado conjunto independem da homogeneidade. Tenho convicção de que o agrupamento por idade empobrece os aprendizados com brincadeiras na primeira infância".

O Educandário Conhecer trabalha com a "verticalização" e "horizontalidade" das turmas, segundo seu Projeto Pedagógico.

Sayão continua: "Considerado isso, é importante concluir que nenhuma criança "repete" o ano ou fica "retida" em educação infantil.Uma criança é considerada imatura perante seus pares? Ora, isso é um julgamento com base em teorias do desenvolvimento que desconsideram a criança em sua individualidade e em seu ritmo pessoal. Agora, é preciso considerar que muitos pais estão ansiosos por apressar a entrada do filho no primeiro ano. Por quê? Essa pressa é fruto, principalmente, do receio de que o filho se "atrase" em relação a outras crianças da mesma idade. Num mundo tão competitivo, muitos pais entendem que a vida escolar será decisiva para o êxito futuro do filho. Nem sempre, apontam as pesquisas".

Papai e mamãe, nada de pressa!!! Cada criança tem seu tempo. Criancças devem ser livres e felizes, não robotizadas... e digo mais:

A Educação Infantil é feita para Socializar-se, libertar-se, crescer emocionalmente, cognitivamente e fisicamente através do BRINCAR, do MOVIMENTAR-SE, do TATEAR, COOPERAR, TRABALHAR, DANÇAR, JOGAR, do CONHECIMENTO DE OUTRAS CULTURAS, da ARTE e tudo o mais que a E.E.I. "Educandário Conhecer" tem a proporcionar.

acesse a matéria colando o link no seu navegador: http://blogdaroselysayao.blog.uol.com.br/ acessado em 18/10/2008




Por: Daniele Júlia Nascimento da Costa

Nenhum comentário: